Passei dos 40, o que eu uso agora?

PASSEI DOS 40 a

Muitas mulheres, quando se veem com mais de 40 anos, entram em conflito sem saber quais as roupas apropriadas para a idade. A verdade é que dá para adaptar seu guarda-roupas com poucas alterações e manter a elegância, inclusive aparentando ser mais nova, mas sem ficar inapropriado.

Aqui vão algumas dicas simples que te ajudarão bastante no processo:

A princípio, leve em conta o seu tipo físico. Há algumas “regrinhas” que variam quando se é bem magra ou mais cheinha. Se você se enquadrar no segundo caso, já vale dar uma garimpada no armário dispensando as roupas mais coladas, de cintura baixa ou que possam evidenciar os quilinhos a mais, deixando marcado aquilo que você quer esconder. Estampas também devem ser reavaliadas; as muito pequenas ou com temas infantis vão se tornando inapropriadas, à medida que o tempo passa.

Depois, como em qualquer idade, perceba os seus “pontos fortes” e trabalhe para valorizá-los. Como? Por exemplo, se você tem um colo bonito pode valorizá-lo com um decote legal, que mostre o suficiente, sem nenhuma vulgaridade.

Passando por essas duas análises, vamos dar agora uma ajudinha na hora das compras ou mesmo na hora de dar uma geral no que não te serve mais.

Calças:

Pra começar, que tal substituir aquela calça jeans super skinny por uma de corte mais reto,  flare ou pantalona? (falamos sobre esses modelos na nossa série sobre o jeans ideal: parte 1, parte 2 e parte 3) Elas valorizarão suas pernas, dando aparência mais longilínea, e sem evidenciar as pequenas “mudanças” que o corpo vai sofrendo com o tempo. Sem contar que são clássicos e te deixam super elegante.

Calças

Shorts:

A dica de ouro é que o short ou bermuda tenha um comprimento “proporcional à idade”. A partir dos 40, já se torna um pouco chamativo a utilização de shorts curtinhos. Substitua-os por bermudas, ou shorts mais larguinhos e compridos, e à medida que os anos forem passando, esse comprimento pode ir aumentando alguns centímetros.

Os modelos de alfaiataria são grandes aliados para quem quer ser chique sem passar calor.

Lembre-se sempre que o caimento da peça deve ser ajustado ao corpo; nada muito justo nem folgado demais, para não aparentar desleixo.

Shorts

Saias e vestidos:

Outros itens que deve ser substituídos, se muito curtos ou marcados no quadril, são as saias e vestidos. Os de comprimento pouco acima ou na altura do joelho são os mais indicados para quem já passou dos 40. Peças muito justas também devem abrir lugar à modelagens mais soltas como a das saias midi, ou às que acompanhem o formato do corpo sem marcar nada, como as saias lápis.

Saias a

Na hora de escolher o vestido, uma boa aposta são as estampas gráficas. Elas alegram o look sem deixa-lo infantil.

Um decote em V ou em U unidos à um cinto que ajude a evidenciar a cintura também podem se tornar o up que seu look precisa.

Vestidos a

Blusas:

Uma dica legal na hora de escolher blusas é procurar por modelagens e texturas diferentes. Modelos transpassados, de um ombro só ou com uma manga diferente podem dar um toque a mais no seu look.

Ah, e não é porque você passou dos 40 que precisa se cobrir inteira. O decote deve sim diminuir, mas não precisa sumir.

Se você não se sentir confortável para usar um decote em V (que fica lindo em mulheres mais velhas) pode substitui-lo por uma abertura nas costas. Elas te deixam super elegante e passam um ar de sensualidade sem um pingo de vulgaridade.

Blusas a

Roupas íntimas:

Alguns aliados a medida que a idade aparece são alvos de muito preconceito, mas algo desnecessário quando se pensa em se sentir bem com sua aparência. Adquirir algumas peças chave como sutiã com bojo ou mesmo uma calcinha que seja mais alta e modele o abdome são propostas legais. Você não precisa escolher modelos que te façam parecer uma mulher pós parto e nem ficar 24 horas com elas; basta ter no armário e usar quando a peça de cima deixar um pouco mais evidentes os seios ou a barriga.

Roupas Íntimas a

Sapatos:

A palavra chave nesse caso passa a ser conforto. Diminuir o tamanho do salto, não quer dizer perder a elegância. Muito pelo  contrário, pois trocando um salto 15 por outro com a metade da altura, você consegue se manter chique, com menos dores e tendo a mesma variedade de modelos e estampas que pode escolher. Opte também por saltos com mais estabilidade e solados que deem mais conforto aos pés, isso evitará desgastes físicos e até mesmo o surgimento exagerado das tão temidas varizes. Os tênis devem passar a ser retirados da sapateira apenas para exercícios físicos, evitando assim passar a impressão errada sobre a produção.

Sapatos

Levando em conta essas dicas, o sucesso dos seus looks é garantido! Qual dica vocês mais gostaram?

Gostou? Compartilhe com os amigos:

...Navegue pelas Tags...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *