Acerte no Jeans – Parte 1
Publicado por: Cadê Meu Chapéu? | 04/10/2013

Acerte no Jeans

Esses dias, reparando nas pessoas na rua, percebi o quanto a escolha do jeans errado pode acabar com o look e fazer o corpo parecer totalmente diferente do real. Pensando nisso, comecei a pesquisar sobre os vários tipos de corte e quais os que ficam bem com meu corpo. O resultado foi tão interessante que resolvi postar por aqui. Vou dividir em 3 posts, para que não fiquei muito extenso e nem falte informações.

Jeans é um tecido criado por Levi Strauss, em 1853, o qual serviu de matéria prima para a produção de roupas para serem usado por garimpeiros na Califórnia. Aperfeiçoado anos depois com rebites de cobre patenteados por Strauss (para aumentar a resistência dos bolsos), era sucesso por sua praticidade e durabilidade. Apesar disso, sua confecção em fábricas só se iniciou em 1872, na França. Denim, a abreviação do nome do “tecido de Nimes” – cidade onde era produzido – começou então a fazer parte também do uniforme de marinheiros, e se popularizou, virando peça básica em qualquer guarda-roupas.

jeans

Com o passar do tempo, foram surgindo novos cortes e modelagens para a peça, e é esse o diferencial que o tornou peça coringa. Independente de tipo físico sempre haverá um jeans para te valorizar.

Modelo tradicional: O mais parecido com aquele criado por Levis. Com a cintura no “lugar certo” e o corte afunilado, quase reto, possuí 5 bolsos, 3 na frente e dois atrás, e veste bem em todos os tipos de corpo. Há uma variante desse modelo, que traz o cós na altura do quadril. Vale lembrar que “vestir bem” depende de usar o número certo e no local certo. Não adianta comprar uma calça tradicional lindíssima e usar no quadril ao invés de na cintura.

modelo tradicional -

Modelo Slim Fit: É o jeans bem colado, com cintura baixa. Ele marca bem os quadris e valoriza o bumbum com um corte que pode ser afunilado ou reto. Algumas vezes esse modelo é confundido com o jeans skinny. Para perceber a diferença é só olhar a “boca” de ambas. A da calça slim é mais larga e serve para dar uma disfarçada pra quem tem as pernas finas ou não muito torneadas.

Modelo Slim Fit

Modelo Semi-baggy: Modelo que saiu de moda há um tempo, estilo anos 80. Há quem ainda use de forma customizada. Um jeans com cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado. Modelo que só fica bem em quem tem cintura bem fina e quadris largos.

semi-baggy jeans

Modelo Cigarrete: Esse modelo funciona para pessoas de todas as alturas, mas em especial para as baixinhas. Seu comprimento vai até pouco antes do ossinho do tornozelo e ela se ajusta ao contorno do corpo. Com pernas justas e cintura baixa e tende a alongar a silhueta. Eram usadas por homes, a princípio, mas ficaram famosas entre as mulheres por volta dos anos 60, por ser o modelo favorito de ninguém menos que Audrey Hepburn. As versões mais modernas dessa calça vêm com jeans que contém lycra.

Modelo Cigarrete

Modelo Oversized: O preferido dos skatistas lembra o modelo Boyfriend. Ideal para disfarçar pernas largas, mas perigoso por ter tendência a desastre se combinado com blusas largas, deve ser evitado por quem é mais baixinho, pois a tendência é de achatar a silhueta. Seu corte tem a cintura e pernas largas e quadril desestruturado.

Modelo Oversized

Fotos: Lookbook e Google Imagens

E vem mais por aí… Enquanto isso, queremos saber: Qual o seu jeans favorito?

Written By
Por Lu Alves • Blogger ?? • Moda • Beleza • Cotidiano • Dicas e tutoriais autorais •
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Comente pelo Facebook