Em meio a montagem da árvore de natal, o que inicia a que é sem dúvidas, a nossa data favorita do ano, me lembrei de algo muito importante e resolvi que teria que postar imediatamente, antes de dezembro ou do 13° salário cair na conta.
É sobre um gesto de carinho, algo muito importante e que ás vezes não custa tanto. Que tal programar, dentro dos seus gastos de final de ano e adotar uma cartinha nos correios? Virar padrinho de alguma criança que, na maioria das vezes, só está pedindo por um gesto de carinho?
Ano passado não estávamos trabalhando, mas ajudamos nossa mãe a escolher e presentear um menino de apenas 7 anos que queria um carrinho de controle remoto. Custou pouco e foi muito gratificante.
Existem pedidos até mais simples que esses, esperando alguém que possa ajudar a realiza-los. Uma curiosidade legal, que nem nós sabíamos é que em 2014, já serão 25 anos de Papai Noel dos correios, levando alegria e sonhos até as pessoas!
E olha só o vídeo da campanha, que coisa mais linda:
Em grande parte das cidades ela foi lançada hoje, dia 09 de novembro. As cartas, que vem de crianças, estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras dos correios, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, já podem ser adotadas desse dia até 17 de dezembro. Os presentes devem ser entregues aos correios de 18 de novembro e 20 de dezembro.
Há variações dessas datas de acordo com a localidade, devido a feriados e etc, mas em geral, são quase as mesmas em todo o país. Quem quiser saber direitinho é só consultar aqui.
As regras para a participação, dispostas no site dos correios, são as seguintes:
“1- Conheça as datas, os pontos de adoção de cartas em sua localidade e os horários aqui;
2- Escolha as cartas que irá adotar;
3- No ato da retirada da carta, deverão ser informados nome e telefone de contato;
4- Entregue os presentes no local e na data definidos pelos Correios na sua localidade;
5- Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas;
6- Não há limite de cartas por padrinho, mas lembre-se: você é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho.
Importante:
– Ao enviar mais de um brinquedo para a mesma criança, poderá ser feito um único pacote, utilizando caixa ou papel pardo (reforçado);
– Caso o brinquedo seja frágil, acondicione-o de forma adequada: utilize caixa e escreva “Frágil” no pacote;
– Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
– Escreva o número de identificação da carta na embalagem do presente. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é este número que identificará o endereço da cartinha adotada.
Caso os presentes não possam ser entregues às crianças (em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos), serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos”
Algumas observações importantes, notas pessoais que geralmente não são informadas pelos correios:
1- Não envie junto com o presente alimentos como balas, chocolates e etc. Os responsáveis pelo processo de entrega geralmente são instruídos a retirá-los de dentro dos pacotes por conta de formigas e outros insetos que podem ser atraídos por eles e acabam danificando o presente;
2- É muito importante que você escreva uma cartinha resposta para a criança que irá receber o presente. Isso faz com que ela saiba o carinho que você teve e continue acreditando na magia do natal;
3- Doe outras coisas que não estejam nas cartinhas. Como as próprias regras explicam, esses deverão ser entregues a instituições sem fins lucrativos, e podem fazer pessoas de todas as idades mais felizes!
Fotos: Tumblr
Para mais informações é só acessar o site dos correios. E vamos adotar! Custa tão pouco e pode significar tanto!