Criado na década de 80 e popularizado na de 90, o Grunge (ou Seattle Sound) é um subgênero do rock alternativo, que tem como mais populares representantes bandas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam. Não vamos nos focar muito nesse ponto da história (que nós curtimos, por sinal), nos direcionando mais especificamente para onde o estilo musical e a moda se misturam.
Roupas desleixadas, camisa de flanela (principalmente xadrez) e achadinhos de brechó são uma marca desse estilo. Renegando à ostentação, os músicos e seus seguidores, começaram a utilizar-se dessa combinação na hora de se vestir, e por incrível que pareça, deu super certo!
Nas últimas décadas, e principalmente nesse ano, depois dos desfiles de inverno de Yves Saint Laurent, Louis Vuitton, Givenchy e Chanel o “jeito grunge de se vestir” ganhou um certo ar glam. Passou do simples e básico combo de jeans detonado + camiseta surrada + camisa xadrez e all star para algo diferente. Agora ele vem com peças oversized combinadas em sobreposição incluindo mix de estampas, calças legging e shortinhos, e nos pés ankle boots, coturnos, creeper e até alguns modelos de salto dão o ar da graça. Mas cuidado! Pela proporção das peças, geralmente esse estilo desvaloriza as mais cheinhas e baixinhas.
E por que não acrescentar acessórios? Colares, pulseiras e anéis metálicos, spikes, caveiras e afins combinam super bem. Se for durante o dia e principalmente no verão, a pedida são óculos escuros e/ou chapéu.
Se o tempo esfriar, incorpore ao visual meia calça e gorro!
O que acharam do estilo? Usariam?