Já havíamos deixado um convite aos leitores em nossa Fã Page, Perfil e Grupo no facebook convocando a todos para um movimento lindo de doação e carinho, o Cabelegria. Trouxemos hoje a descrição do próprio site oficial da ONG para que todos possam entender um pouco mais do que é esse projeto lindo do qual fizemos questão de participar:
“Em outubro 2013 as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn começaram um projeto que tem como objetivo central ajudar crianças com câncer. As ações realizadas pelo Cabelegria são simples: basta doar um pouquinho do seu cabelo.
A ideia veio através de uma amiga que doava o cabelo para a Santa Casa de São Paulo. Após alguns dias surgiu a ideia de criar um evento no facebook para doação de cabelo, e em pouco tempo o evento saltou de 700 pessoas para 1700. Diversas pessoas começaram a perguntar o que era necessário para fazer a doação. A partir deste momento nasceu o Cabelegria.
Em menos de 6 meses, conseguiram tornar o projeto em uma ONG incrita no CNPJ 20.000.573/0001-22.
A ONG trabalha em parceria com a Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as peruquinhas de graça. São necessários cerca de 200 gramas de cabelo para se confeccionar uma peruca, portanto a ONG necessita de muitas doações. Ainda não há uma parceria com alguma instituição pois não existe um número grande de perucas para o fornecimento às crianças.
Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo que contenha química ou tintura, e o comprimento mínimo para doação é de um palmo, cerca de 10 cm. Basta fazer um “rabo” com o cabelo cortado e enviar pelo correio através de um endereço fornecido pela página do Facebook. Todos os doadores recebem um certificado fornecido pelo Cabelegria como uma maneira de agradecimento. As doações podem ser financeiras também através do facebook ou por deposito direto na conta da ONG.
Hoje o Cabelegria já conta com mais de 7.500 doações de todo o Brasil, inclusive alguns de outros países, e com 7 meses de projeto tem mais de 20 peruquinhas entregues, todas as fotos e vídeos estão disponíveis no site e no facebook.
A página do Facebook já conta com mais de 195 mil curtidas, e cresce dia após dia, assim como o número de doadores. Não existe uma idade mínima para doação, e o Cabelegria recebe doações diárias de crianças e adultos.
O objetivo futuro do Cabelegria é se tornar um banco de perucas, para ajudar tanto as crianças quanto os adultos em tratamento que necessitem de uma durante este período.”
Em Palmas, o corte e a coleta das mechas ocorreu na Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, e foram os profissionais super talentosos do Simple Place Restauradores de Beleza que executaram os cortes, inclusive finalizando-os.
As doações superaram as expectativas e a fila de espera permaneceu lotada durante todo o horário de ação da campanha! Um sucesso total.
Para quem não pôde ir, mas ainda quer doar, é só pedir para o seu cabeleireiro de confiança seguir as instruções de corte acima, amarrando as mechas e embalando, de preferência já em um saquinho plástico transparente, com uma identificação que contenha seu nome completo, telefone e e-mail. As entregas devem ser feitas no salão Simple Place, que fica na Quadra 104 sul rua SE 05 lote 34 Conjunto 4 sala C. Qualquer dúvida, é só entrar em contato pelos telefones (63) 3213-1651 / 8447-8084.
Nós fizemos a nossa parte! Olha só o resultado:
Imagens: ONG Cabelegria / Kaio Costa / Precisa Ascom
E aí, curtiu a iniciativa? Que tal não perder tempo e ajudar também!