Azeite como hidratante

7353-olive-oil

Procurando uma solução para os meus cabelos, que estavam super ressecados após química de descoloração, tintura e afins me deparei com alguns artigos falando sobre o uso do azeite como hidratante.

Confesso que a princípio achei a ideia meio estranha e não acreditei muito nos “benefícios” dessa prática, mas um dia, quando não tinha nada pra fazer e nem ia sair (caso desse errado ninguém me veria com um cabelo mega estranho), resolvi testar. O resultado, foi ótimo. Meu cabelo ficou muito macio e brilhante.

azeite

Usei 1 colher de azeite extra virgem com 2 colheres generosas de creme de tratamento. Lavei com shampoo, massageei o cabelo com a mistura e deixei agir por cerca de meia hora. Como estava misturado no creme de tratamento, só enxaguei e deixei o cabelo secar naturalmente. Li sobre o uso do azeite puro, nesse caso é necessário lavar os cabelos com shampoo após o tempo de ação.

hot-oil-treatment

Junto com essa descoberta, vi uma notícia interessante, dizendo que no Egito antigo, cerca de cinco mil anos atrás, as mulheres já desfrutavam dos benefícios do azeite para a pele e utilizavam o produto como emoliente. Na mesma reportagem, no Ela, um site ligado ao O GloboBrígida, uma especialista que há 30 anos estuda os benefícios do azeite, nos fala um pouco mais sobre o assunto:

Brigidajpg

“Por causa da alta concentração de vitamina E, o azeite é um poderoso antioxidante que atua na prevenção de rugas e manchas.

— Uso para tudo, desde receitas na cozinha, como geleia de chocolate, ou mesmo para passar em pequenos cortes nas crianças e também na hora de hidratar os cabelos. É o novo elixir da beleza, eu diria — brinca a “azeitóloga”.

Para quem tem pele seca, Brígida indica a aplicação do azeite uma vez por semana, como uma máscara, a fim de minimizar marcas de expressão e o aparecimento de manchas. No caso dela, que tem pele extremamente seca, o azeite é usado como mais um recurso para se proteger do sol, em sua rotina no campo. Por cima do protetor solar, ela passa (sem medo!) uma camada de azeite. E, pelo que tudo indica, a tática funciona. Mesmo exposta ao sol por várias horas ao dia, Brígida não tem rugas nem manchinhas na pele.

Segundo a especialista, quem sofre com acne deve evitar esse recurso, já que o óleo provoca espinhas.

— É preciso tomar cuidado, não é para qualquer tipo de pele — adverte.

Nos cabelos, Brígida recomenda a aplicação nas pontas por cerca de 15 minutos, uma vez por semana. Em seguida, orienta a lavar com xampu para se obter o aspecto sedoso da hidratação. Os lábios e as mãos também se beneficiam desse efeito, em caso de peles secas.

— O azeite é um poderoso hidrante, pode ser usado em diferentes partes do corpo — diz apontando para o pé, mostrando uma cicatriz que foi curada com azeite, que também possui poder cicatrizante.”healthy-hair

Fonte: Ela e Google Imagens

Quem aí já testou o azeite como tratamento estético? O que acharam do resultado?

Gostou? Compartilhe com os amigos:

...Navegue pelas Tags...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *