Há alguns dias recebi uma mensagem que me fez parar para refletir algumas coisas. A mensagem era de uma antiga colega de escola, que está concorrendo ao Miss Tocantins Latina 2017, a Emille Costa.
Quando estudamos juntas, ainda no ensino fundamental, lembro de vê-la sempre com o cabelo diferente. Nitidamente testando vários tipos de tratamentos para alisar os fios, e se encaixar no padrão de beleza que estava exposto em todos os lugares ao seu redor. Ela era bem quieta, e nunca conversamos muito, mesmo tendo amigos em comum. Depois que saí da escola onde estudávamos juntas, pouco nos encontramos, e menos ainda eu vi sobre ela nas redes sociais, até o dia em que ela resolveu cortar o cabelo alisado, e assumir seus cachos. Nunca a tinha visto com o cabelo natural antes daquela foto no facebook, mas aquilo foi uma surpresa tão boa para mim. Ela estava linda, e parecia confiante como nunca! Pouco a pouco, fui vendo várias outras conhecidas e amigas fazerem o mesmo, e foi nítida a libertação de todas elas. Elas deixaram de tentar ser como os outros, e começaram a ser exatamente quem elas eram. Isso me trouxe uma sensação tão boa. Me senti orgulhosa, mesmo não tendo feito parte dessa libertação. Senti que as coisas estavam mudando. Lembrei de outra notícia que me pegou de surpresa lá em 2011. Eram imagens da coroação do Miss Universo, e a vencedora era a angolana Leila Lopes. Ao mesmo tempo que fiquei feliz de ver uma mulher negra recebendo aquela coroa, reparei que seu cabelo estava alisado, e aquilo me deixou insatisfeita.
Moro no estado do Tocantins, onde mais de 75% da população tem pele negra ou parda, e hoje, vendo a Emille entrando na disputa para representar o nosso estado, sinto ainda mais orgulho. Finalmente temos uma candidata que realmente representa nosso povo. Pele negra, cabelos crespos e lábios grandes.
Estou tendo o prazer de participar de todo o processo dela para tentar se tornar Miss Tocantins Latina 2017 e se você, assim como eu, quiser apoiar essa evolução nos padrões de beleza, você pode ajudar votando. É só curtir a foto oficial da Emille clicando aqui! Não vai demorar mais que 5 segundos, prometo. Haha!
As fotos do ensaio oficial de Miss serão liberadas em breve, e aviso pra vocês assim que saírem. Mas enquanto isso vocês já podem ter um gostinho com esses cliques que fiz no making off.
Apoio:
Look: Morena rosa, Arezzo
Beleza: Rebeca Gabriele, Taylor Thedy
Fotógrafa: Ln Lago
Produtor de Moda: Andrey Tamarozzi
Blog Cadê Meu Chapéu?
Beijos,
Jade