Com todo o seu romantismo, os babados voltaram para ficar desde as temporadas de moda do ano passado. De vestidos, saias à lingerie, ele têm aparecido em passarelas e vitrines, em geral de forma mais discreta do que costumávamos ver alguns anos atrás, apresentando cores, tecidos e volumes novos, incrementando e dando movimento às produções.
Balmain, John Galliano, Alexander McQueen, Elie Saab, dentre outros, resgataram os babados que tanto fizeram sucesso anos atrás e deram uma nova cara, agradando aos mais diversos estilos.
Proporção é a palavra chave para essa tendência, já que o volume das peças vai ressaltar visualmente a silhueta. Sendo assim, escolher de acordo com seu tipo físico vai ajudar bastante a compor looks. O tamanho e volume do babado devem ser relacionados à proporção corporal de quem usa. Por exemplo, as mais baixinhas que preferencialmente devem optar por babados menores.
Para quebrar o ar romântico e algumas vezes até infantil ou caricato, o segredo é combinar com peças estruturadas e mais pesadas. Nas passarelas o truque foi misturar guarda-roupa feminino e masculino. Na prática, a combinação alfaiataria + babados faz funcionar bem o look para as mais diversas ocasiões.
A cartela de cores também é parte do resultado final da produção. Peças mais escuras tendem a deixar os babados mais sutis e a realçar sem chamar exageradamente a atenção. Tecidos fluidos costumam deixar mais sutil o jogo de volumes nas peças, que devem ser ajustadas ao corpo.
Beijos,
Lu