Co-wash: lavando os cabelos sem shampoo

Co-wash | Yamasterol | Levando os cabelos sem shampoo | https://cademeuchapeu.com

A dica de beleza de hoje vai principalmente (para não quer dizer exclusivamente) para as meninas que tem cachos. Recebemos há algumas semanas da Yamá o famoso e tão querido Yamasterol, mas ele veio em uma nova versão, de embalagem rosa, feito especialmente para a técnica de Co-Wash. O que isso significa? Confessamos que também não sabíamos a princípio, por isso levamos um pouco mais de tempo pra pesquisar, testar e poder trazer informações sólidas sobre essa técnica.

Co-wash é a abreviação de “conditioner washing”, que traduzido seria “lavar com condicionador”. Sim, nós não estamos loucas, lavar os cabelos com o condicionador apenas, sem usar shampoo (No-Pow) ou usando em menor quantidade e com produtos que contenham o máximo sulfatos fracos, que listaremos pra vocês (Low-Pow).

Ao contrário do que as pessoas pensam o condicionador tem sim o poder de limpar os fios, desde que ele seja próprio para esse fim (como o da Yamá), ou seja, desde que não contenham siliciones insolúveis, óleos minerais, sulfatos (detergentes) e derivados de petróleo.

– Mas por que substituir o shampoo e o condicionador normal?

A princípio a técnica foi desenvolvida para quem tem cabelos com ondas, crespos ou cacheados e com fios mais grossos, já que por natureza são mais secos que os lisos e finos. O uso do shampoo abre a fibra capilar, causando mais ressecamento, então no co-wash as impurezas são retiradas através da massagem que se faz com os dedos no couro cabeludo e fios, que permanecem com suas cutículas seladas, mas são limpos e tratados da mesma forma.

– Meu cabelo é liso e fino, posso utilizar essa técnica?

Bom, segundo as matérias de especialistas na área que usamos como base para tratar do assunto, essa técnica só valerá para cabelos lisos e finos se o grau de ressecamento for muito alto, isso porque caso contrário o cabelo pode ficar com a aparência opaca, fios oleosos e aspecto sujo, podendo inclusive levar ao aparecimento de caspas e aumentando a proliferação de fungos.

– Quais são os componentes que não podem ser usados no co-wash?

Encontramos uma lista em alguns sites que tratam sobre o assunto que contém os nomes pelos quais você deve procurar na parte de composição dos produtos:

Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)

Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate – mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

– Tendo encontrado o produto ideal, como farei o processo de lavagem?

Em primeiro lugar, certifique-se de não ter vestígios nos cabelos dos produtos que listamos aqui em cima. Caso haja, você terá que eliminá-los. Com os fios molhados, aplique o condicionador co-wash na mesma quantidade que você usaria de shampoo e massageie da raiz as pontas suavemente. Enxague bem, retirando todos os resíduos e seque.

– Posso abandonar de vez a lavagem com outros produtos?

Segundo especialistas, a resposta é não. O ideal é que haja um cronograma capilar, onde se intercalem as técnicas. Após algum tempo o co-wash começará a deixar o cabelo pesado e com aspecto sujo, devido ao excesso de hidratação. Com base nesse período (entre o início do uso e a época em que ele começa a exceder na oleosidade) você pode estabelecer dias para lavar com outros produtos que façam uma limpeza maior nos fios, como os shampoos.

✦ Gostaram? Quem aí é crespa e já está querendo testar a técnica?

Gostou? Compartilhe com os amigos:

...Navegue pelas Tags...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *