Foto: Mr. FlakoVeli
Se o assunto é manter uma peça com cara de nova por mais tempo, a lavagem ou higienização são detalhes tão ou mais importantes que os cuidados ao usar ou guardar.
Como já falamos na primeira parte dessa sequência de posts, você não precisa lavar as roupas cada vez que usar, no entanto se for realmente necessário, use água fria, sabão neutro e as dicas dessa sequência do “Conserve suas roupas”!
1- Sabão
Dê preferência aos neutros. Utilize sempre a quantidade de produto indicada pelo fabricante. O excesso de sabão pode deixar as roupas duras e com manchas. Se a peça estiver muito suja, faça uma pré lavagem, enxágue bem e depois lave normalmente.
2- Amaciante
É ele quem desembaraça as fibras do tecido e faz as peças ficarem mais macias. Opte por marcas de qualidade e, assim como o sabão, siga as recomendações da embalagem pois seu excesso danifica as fibras.
3- Peças delicadas
Peças íntimas ou roupas em tecidos como seda, viscose, acetato ou ainda aquelas que possuam aplicações e pedrarias devem ser lavadas preferencialmente a mão. Basta deixar de molho por cerca de meia hora em água com um pouco de sabão, agitar levemente e enxaguar bem. Evite torcer e centrifugar.
Uma dica que pode parecer estranha mas funciona para retirar o excesso de água é colocá-las dentro do escorredor de macarrão e agitá-lo em movimentos circulares, simulando a centrifugação.
4- Branco sem amarelar
O cloro pode ser o mocinho ou o vilão quando o assunto são roupas brancas, isso porque se não neutralizado pode fazer com que o tecido amarele. Nesse caso utilize sempre vinagre branco ou de maça (1 copo é mais que suficiente) diluído na água do último enxágue da sua máquina para neutralizar os resíduos do cloro.
5- Tirando manchas de gordura
Existem produtos específicos para esse tipo de manchas no mercado, no entanto, no caso de um imprevisto, pode-se usar detergente de cozinha aplicado diretamente na área afetada. Esfregue levemente, enxágue e lave a peça normalmente junto às demais.
Aplica talco no local, deixar por 30 minutos e à seguir fazer o processo de lavagem normalmente também funciona!
6- Manchas no colarinho
A gordura corporal e maquiagem, no caso das mulheres, podem deixar manchas que não sairão tão facilmente. Para limpar profundamente em ambos os casos, utilize xampu e esfregue com um pincel na área. Lave normalmente a seguir.
7- Pendurando
Procure colocar as roupas no varal o mais abertas possível, mas sem esticar o tecido. Você pode, por exemplo, utilizar de cabides próprios para roupas íntimas ou camisas, desses que encontramos em supermercados e lojas de utilidades domésticas.
Seque de preferência à sombra e sempre com as peças ao avesso, para evitar que desbotem com o excesso de incidência solar.
BÔNUS: Roupas esticadas.
Caso aconteça de já ter roupas que contenham punhos e barras esticados, principalmente em tecidos como a lã, a dica é mergulhar em água quente e em seguida secar com um secador de cabelo. A alta temperatura encolhe as fibras fazendo-as voltarem ao lugar.
8 – Na hora de passar
Para diminuir as chances de queimar, o ferro a vapor é a melhor escolha. Para retirar vincos, na falta de um aparelho com essa função, é só usar água (morna, de preferência) para umedecer as peças antes de passar. Mantenha esse tipo de eletrodoméstico sempre limpo e com a temperatura ajustada para o tipo de tecido que vai passar.
Roupas com cor, principalmente as pretas, devem ser protegidas por um pano ou com uma capa de teflon no ferro, isso evita que fiquem com brilho, que percam ou modifiquem a cor e aumenta a vida útil da peça. Atenção às sintéticas pois queimam com facilidade.
IMPORTANTÍSSIMO: Sempre respeite as indicações das etiquetas! Não sabe o que os símbolos significam? Fizemos um guia em formato de quadro pra você imprimi e colocar na lavanderia da sua casa, facilitando sua vida.
Beijos,
Lu