Testamos por algumas semanas a TCL C645 em sua versão de 65″. Uma televisão que parece um daqueles produtos que fazem os olhos do gamer brilhar: QLED, HDR10+, Dolby Vision, suporte ao AMD FreeSync, e, que foi lançada em 2023 com a promessa de ser uma das melhores no quesito custo-benefício. Mas será que na prática, ela realmente cumpre o que promete? Spoiler: sim… mas com algumas ressalvas.
Design moderno e muito brilho (literalmente)
Começando pelo visual, a C645 é uma TV bonita, com bordas finas, design moderno e um acabamento que não deixa a desejar. Sua base é simples, mas firme e tem entradas bem distribuídas atrás, o que ajuda bastante pra quem tem muitos aparelhos conectados, como videogame, soundbar, etc.
Seu o painel QLED traz cores vivas, um bom contraste e uma performance sólida para quem curte mais saturação nas imagens dos games e o brilho é bom, principalmente se você não tem uma sala muito iluminada.
Ela tem suporte a Dolby Vision e HDR10+, o que ajuda bastante em filmes e séries. E o upscaling de conteúdo Full HD pro 4K é bem decente.
O controle remoto é o modelo padrão da TCL e pode ser considerado grande e pouco ergonômico por algumas pessoas, mas particularmente não foi um problema para nós.

Recursos para jogos que são um diferencial
Esse foi o ponto que, particularmente, mais gostamos nessa televisão. Pra quem curte games, a C645 tem suporte ao AMD FreeSync, ALLM (modo automático de baixa latência), e VRR. O que, traduzindo, significa menos input lag, e uma experiência mais fluida, especialmente em consoles como Xbox Series X e PS5, o que é maravilhoso, principalmente se você joga online. Ela promete 120Hz, mas isso infelizmente só funciona em Full HD. Em 4K, trava nos 60Hz.
Se você é da galera do Fortnite ou COD e quer jogar em 120FPS com resolução máxima, vai ter que abrir mão de algumas das funções e talvez ter um imput lag maior.

Sistema operacional e som
Ela vem com o Google TV, que é uma evolução do Android TV. A interface é limpa, intuitiva, e dá pra instalar vários apps direto da Play Store.
Tem Google Assistente, Chromecast integrado e controle por voz – tudo que a gente espera de uma smart TV mais atual. E pra quem precisa da acessibilidade, o sistema tem suporte a leitura de tela, o que é sempre um ponto positivo.
Mas justamente o sistema foi nossa maior decepção: ele deixa um pouco a desejar, pois dá umas travadas chatas às vezes, deixando a tela preta ou mesmo fazendo você apertar mais de uma vez o mesmo botão pois dá a impressão de que não houve resposta ao controle.
A TCL coloca o Dolby Atmos como destaque no quesito som mas, na prática, o áudio é raso, sem graves e sem imersão. Se você joga títulos onde o som faz a diferença — tipo FPS ou survival horror — vai precisar de uma soundbar ou headset decente.

Mas então, a C645 vale à pena?
Se você é gamer casual e procura um aparelho custo benefício: Vai fundo. Mas se realmente quer jogar e assistir com alta qualidade de som e imagem, é melhor investir um pouco mais para um painel 120Hz real e um som com mais profundidade.
Nota: 7,5/10
Respostas de 8
q demais. eu já quero uma!!
Você vai amar!!
Já entrou pra wishlist! 😱😍
😍😍😍😍
Não conhecia o potencial dos produtos da TCL. Esse vídeo e review com certeza abriram horizontes.
TCL é referência mundial. Vale muito à pena!
Nossa, essa TV aí, me surpreendeu, de verdade. Está melhor que as que tenho visto, vou ver outros da mesma marca, pq me atraiu bastante
Simmm! Ela é muito boa mesmo!